"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Avaliação Física - Teste de Ventilometria - VO2 Máx

Olá pessoal. Tudo tranquilo? Tem um assunto que queria falar aqui no blog já a algum tempo:

Avaliação Física

Desde quando comecei a fazer exercícios com regularidade, eu queria fazer uma avaliação para tentar identificar o nível de condicionamento que eu estava e focar melhor os exercícios.

Semana passada finalmente fiz um teste de ventilometria. Trata-se de um tipo de avaliação física que permite determinar entre outras coisas o VO2 Máx e a frequência cardíaca do limiar anaeróbio (Ih! Falei grego né!?!).

Explicando de forma bem resumida, pode-se dizer que o VO2 Máx é uma medida para o "Condicionamento" e o limiar anaeróbio define o ponto onde a atividade física passa a ser mais desgastante.

Quem quiser saber mais sobre esses assuntos indico os seguintes artigos que achei na net:

Essa avaliação foi realizada como um teste de esforço físico, onde é monitorada sua respiração, batimentos cardíacos e pressão arterial. O meu teste foi pedalando numa bicicleta ergométrica, começando num ritmo lento e aumentando progressivamente. Veja aí embaixo um pequeno vídeo que fizemos do teste:



Meus resultados foram ótimos, a aptidão cardiorrespiratória foi classificada como excelente e o VO2 ficou em 47,8 ml\kg min, considerado um valor muito bom para uma pessoa com um percentual de gordura ainda muito alto (33% em 14/05/12).

O legal deste teste é que foi possível determinar melhor a faixa de frequência cardíaca para cada objetivo. No meu caso ficou da seguinte forma:

Bom pessoal, o que posso dizer é o seguinte, o acompanhamento médico, principalmente com cardiologistas e ortopedistas é fundamental para quem quer realizar qualquer atividade física. Porém, acho que esse tipo de teste é uma ótima forma de aumentar nosso conhecimento do próprio corpo e, também, é bom se você quer aperfeiçoar seus resultados e sentir mais segurança ao se exercitar. Eu queria ter feito essa avaliação antes das mudanças de hábitos para poder comparar com os resultados de agora. Pretendo fazer novos testes periodicamente para verificar a evolução do condicionamento físico.


Agradeço ao André Ferraz da Science - Avaliação Física e Treinamento Personalizado - que me atendeu super bem. Ele explicou todos os detalhes do teste, me falou como usar os resultados e ainda se prontificou para registrar o vídeo. E obrigado também ao Júnior, um amigo lá do trabalho, que fez a ótima edição do vídeo que vocês veem aí em cima.





Abraços a todos.


8 comentários:

  1. Estas a ir muitíssimo bem! Espero um dia, pelo menos, poder dizer que faço caminhadas frequentemente. Porque eu sei que isso faria muito bem a mim, nem falo de emagrecimento, mas até a depressãozinha que me acompanha melhoraria. Eu sei!

    Parabéns Danilo!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, muito bom, amigo, parabéns !! Andei fazendo, também, há meses atrás ... Também fique na nota excelente (Meu VO2 ficou em torno de 50, nossa, me espantei ! Atletas de nível profissional tem por volta de 60, sabias ? Considerando isso, estás MUITO BEM). Meu carinho.

    ResponderExcluir
  3. Menino, já quero fazer esse exame também, vou passar a maior vergonha, mas é bom que daqui há um tempo eu posso fazer o comparativo...
    Seu amigo Júnior se garante, viu??? O vídeo tá muito bom ou muito massa, como dizemos aqui no Ceará.
    Beijos e parabéns pelo bom resultado.

    ResponderExcluir
  4. Tá tudo bem Danilo?(médico) "hum huhuoo hum..." Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  5. É isso ai Danilão, tudo Ok com a saúde agora é continuar arrebentando nos treinos e nas corridas, tenha um otimo final de semana....

    Forte Abraço

    Léo

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelo carinho, amigo ! Um bom findi e bons treinos (estou ansiosa com a rústica, no domingo). Meu carinho.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Danilo.
    Cada dia eu admiro mais você e sua determinação. Continue assim.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Danilo. Correr e ganhar saúde é o que interessa.
    Vc descobriu logo cedo e reagiu. Isso é muito importante.
    Tenho contato com muitos amigos virtuais que tbém mudaram de vida nas corridas. Veja alguns:
    http://correcoracao.blogspot.com.br/2012/05/transformacao.html

    http://blogdomanequinho.blogspot.com.br/

    http://joseamancioneto.blogspot.com.br/2009/10/eu-consegui-parar-de-beber.html

    Quanto ao preço das corridas aqui em Piracicaba-SP e região tbém tem preços abusivos. Assim criei um Calendário 2012 p/ nós Piracicabanos que facilita descobrir as corridas mais baratas.
    Veja no meu site geral.
    http://correreblogar.blogspot.com.br/

    Abraços e já estou seguindo seu Blog.
    Osmir

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...