"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Dicas do Confessor #2 - Reeducação Alimentar


Hoje, continuando no tema Reeducação Alimentar, vamos para o 2º post das dicas-do-confessor. As dicas de hoje já são bem manjadas, mas não poderiam ficar de fora. Essas são as principais estratégias que eu uso para planejar como vou me alimentar durante um dia.

Então vamos lá:

DICA 03 - Registre o que você come
Essa é uma das dicas que eu lia por aí e achava que era bobagem. Não entrava na minha cabeça qual seria a diferença de anotar ou não o que se come. Para mim o importante era me alimentar corretamente.
Hoje, 10 meses depois, posso dizer que esse hábito faz toda a diferença. Acredito que registrando é muito mais fácil controlar a alimentação durante o dia e até compensar um dia ruim, ao analisar os erros.
E não é tão difícil assim fazer esse registro. Pode-se usar o método mais fácil que seria andar com um caderninho e anotar tudo. Outra forma, um pouco mais difícil e que eu não me adaptei bem, é tirar fotos da comida, pode-se usar a câmera do celular mesmo. Eu conforme falei no post “Como gerencio meu emagrecimento” decidi que seria mais fácil registrar apenas as calorias usando um software no meu celular. Existem vários para isso. O que eu uso é o “Noom Weight Loss Coach”, ele é fácil de usar porque quando você não sabe quantas calorias tem um alimento, pode usar uma base de dados que ele já traz. 
Além dessas formas, existem outras de se registrar, como a dieta dos pontos ou o método dos Vigilantes do Peso. Escolha a melhor forma e registre sua alimentação diária, você verá como isso te ajudará no processo de emagrecimento.


Dica 04 – Coma de 3 em 3 horas e de 5 a 6 vezes ao dia
Esta dica vocês já devem está cansados de escutar né? Mas é assim mesmo gente, não existe muito segredo para conseguir perder peso, as dicas mais importantes todo mundo já conhece. Bom, minha opinião sobre esse hábito é o seguinte: Não é fácil! Principalmente se você tem uma alimentação desregrada e horários malucos.
Eu contei num post, lá no início do blog, o quanto era bagunçado meu dia, as vezes eu passava o dia todo com apenas duas refeições. Isso era ruim porque meu metabolismo ficava mais lento e o corpo acabava guardando energia em forma de gordura, pois nunca “sabia” quando eu iria me alimentar novamente. Então, o que se deve fazer é se alimentar em quantidades menores de 3 em 3 horas. E manter o corpo trabalhando, até porque a digestão também gasta energia.


DICA 5 - Café da manhã de rei, almoço de nobre e jantar de plebeu
Essa é uma das dicas que eu tenho mais dificuldade de seguir. Sempre me falaram que o café da manhã era a refeição mais importante do dia, mas era normalmente a que eu mais negligenciava. A ideia aqui é distribuir o consumo calórico conforme nosso corpo necessita durante o dia. Se você tem uma dieta de 1.800Cal, por exemplo. Não adianta nada você passar o dia comendo apenas frutas e salada, ficando em 500Cal. E, próximo da hora de dormir, comer um pratão com umas 1.000Cal e achar que está tudo bem, já que ficou no limite da sua dieta. A melhor forma de seguir essa dica é planejar sua alimentação com antecedência e de preferência ir diminuindo os carboidratos durante o dia. Por experiência própria, posso dizer que os números na balança lá de casa caem bem mais quando sigo essa dica.



Bom pessoal por hoje é só, semana que vem vou mudar de tema, mas depois volto a falar mais sobre Reeducação alimentar. Quem não viu o primeiro post com as dicas, segue abaixo o link:
- Dicas do Confessor #01 - Reeducação Alimentar


Obs.: Como já falei anteriormente, essas dicas são baseadas na minha experiência durante esses últimos meses. Nem tudo que funcionou para mim vai dar certo para outras pessoas e o ideal é sempre procurar um apoio profissional (médicos, nutricionistas, professores de educação física e psicólogos). Espero com esses posts, devolver um pouco do conhecimento que me passaram tanto na internet como no dia-a-dia. 
E por favor, deixe aí nos comentários sua opinião, ela é muito importante tanto para mim, como para outras pessoas que passarem por aqui. Vamos aproveitar um dos maiores benefícios da internet que é compartilhar experiências.


Abraços a todos.

8 comentários:

  1. Uau! Adorei as dicas!
    Vou te acompanhar que nem novela. kkkkk
    Beijossss

    ResponderExcluir
  2. São dicas que valem a pena repetir sempre! Pois acho que são a base de todo o processo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas, não me canso de lê-las em diferentes blogs porque cada um tem a sua experiência e acrescenta alguma coisa diferente!

    Obrigada pela presença no meu blog!

    Bjim.

    ResponderExcluir
  4. Eu também tinha alguma dificuldade pela manhã, amigo ... Mas, atualmente, estou conseguindo seguir à risca a alimentação na parte da manhã. Comer de 3 3m 3 horas eu consigo fazer. Muito bom teu post. Meu carinho.

    ResponderExcluir
  5. É basicamente o que os Vigilantes do Peso recomenda. Faço o programa a 4 meses e já mandei embora 14 kg. A perda é gradual e saudável. Super aprovado! Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Pra mim o mais dificil mesmo é lidar com a noite, mais percebo que fazendo as refeições mais equilibradas durante o dia deixa menos ansiosa a noite !
    beijos se cuida

    ResponderExcluir
  7. Olá Danilo.
    Eu, graças a Deus, como muito bem de manhã. Sempre fu iassim, se não comer direito, o dia não rende.
    Tenho aprendido a maneirar no almoço e sempre trago duas frutas para comer à tarde no serviço.
    Mas não consigo ser apenas um "plebeu pobre" à noite rsrsrs. Sempre tem um belisquinho, mas procuro dar preferência às frutas.

    Parabéns e obrigado por compartilhar sua experiência. Principalmente os assuntos "mais comuns" são deixados no esquecimento e uma lembrança sempre é saudável.

    Abraços

    Corridas do Luizz

    ResponderExcluir
  8. esse terceiro item é onde a malandragem do gordinho aflorece... tipo, ele sabe que tá anotando tudo o que come, come um bolinho a mais e nem anota, com vergonha, como se não fosse fazer diferença... mas faaz! tento nunca deixar de anotar, inclusive nos finais de semana, anoto tudo mesmo... até porque, assim controlamos muito melhor o que ingerimos!

    Bjus!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...