"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

segunda-feira, 9 de julho de 2012

22ª Corrida do Fogo - Meu relato


Olá Pessoal, tudo tranquilo?

Ontem, conforme prometido, corri minha primeira prova de 10km. E a estréia foi em grande estilo. Participei de uma das corridas mais tradicionais de Brasília: a 22ª Corrida do Fogo.

Eu comecei a participar de corridas de rua a pouco mais de 4 meses, nesse tempo todo mundo me fala o quanto é bonita essa prova. Ela faz parte das comemorações do aniversário do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Nesta 22ª edição, a novidade foi a inclusão do percurso de 5km. 


Visual do Pôr do Sol, momentos antes da largada

Essa foi minha 9ª corrida (excluindo duas que corri na pipoca), mas eu estava ansioso como se fosse a primeira vez. A largada estava prevista para as 18h30 e dessa vez consegui chegar ao local com antecedência suficiente para encontrar os amigos e fazer um bom aquecimento enquanto curtíamos o finzinho do pôr do sol. 

Estávamos posicionados mais no fundão do funil batendo papo e combinando as estratégias para a corrida quando um tiro de canhão assustou todo mundo (rsrsrs), era o aviso da largada. Senti na hora a adrenalina subir, tava na hora de superar o desafio dos 10km.

Eu me sentia bem, tinha treinado direitinho durante a semana. Então, minha meta seria completar a prova correndo bem, sem forçar muito. O tempo seria consequência.

Os amigos se dividiram entre os que iriam correr os cinco ou dez quilômetros. Na verdade, eu era o único da turma que estava inscrito para a distância maior, mas de última hora o Marco, que já me acompanhou em outras provas, decidiu correr comigo e ainda trouxe o irmão dele também.

Vejam aí as estatísticas:



Tivemos que começar um pouco devagar por causa da multidão que estava a nossa frente. Segundo informações de outros sites, tinham mais de 7 mil corredores ontem lá na Esplanada dos Ministérios. Uma coisa legal nessa prova é a participação dos grupos de bombeiros e policiais que correm, alguns inclusive uniformizados, cantando gritos de guerra, marcando as passadas.

Amigos reunidos após a prova. Valeu pessoal!!!
Iniciamos num ritmo moderado, correndo tranquilos e conversando um pouco. Fomos passando um quilômetro após o outro. A partir do 6º veio o trecho com mais sobe e desce. O cansaço começou a aparecer e decidi tomar um gel de carboidrato com água para recuperar um pouco as energias. 


Continuamos na mesma passada, num pace médio de 5'30"m/km. Passamos pela subida mais difícil entre os quilômetros 8 e 9, subimos forte passando alguns corredores e quando começou o último quilômetro eu já estava com um sorriso na cara. Vi que iria completar bem a prova.

Olhei para o relógio e falei para os amigos que dava para completarmos abaixo dos 55min. Aceleramos um pouco e nos últimos metros fizemos o sprint final que já está virando marca registrada. 



Aí foi só alegria, passei pelo portal de chegada comemorando muito. Tinha superado o desafio dos 10km.  O tempo oficial foi de 54'37",  e a classificação na categoria geral masculino 859º.

Essa medalha valeu ouro

A prova teve alguns problemas de organização, principalmente na entrega dos kits e um pouco de tumulto na chegada. Acabei nem pegando o kit lanche no final (na verdade nem vi que tinha!). É uma pena que esses problemas atrapalharam um pouco o brilho da festa. Mas de qualquer forma saio satisfeito e mais uma vez com o sentimento de deve cumprido. Ano que vem com certeza vou querer participar de novo.

Bom Pessoal, mais uma vez agradeço a todos pelo apoio. Como todo viciado em corridas, já estou pensando na próxima, mas isso é assunto para outro post.


Abraços a todos,




10 comentários:

  1. Adoro os relatos das corridas que voce participa, e aproveito pra pegar um gás aqui...rsss

    Acho que vou tentar uns 10 qq dia desses, sera que consigo???hehehehe

    Me fala uma coisa, vc corre tds os dias ou da o descanso?Eu to querendo fazder o treino tds os dias, mas to com um pouco de medo da minha "canela" ...rssss, dar o ar da graça na canelite...hehehehehe

    parabens por mais essa corrida!!!

    Boa semana

    ResponderExcluir
  2. Emocionante! Imagino o que passou pela sua cabeça nos últimos kms! Eu tb estou com a mesma dúvida quanto aos seus treinos, qdo vc treinava para 5 km era diferente? O que mudou para os 10km?
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Que bacana Danilo. Meus parabéns mesmo.
    Fez uma excelente prova com um belo tempo. E veja que coisa curiosa, o pesssoal das organizadoras tem deixado as subidas pros finais das provas. O ruim é que o povo já chega cansado, mas o bom é que nessa fase da corrida não tem como "desistir" hahaha.

    Corridas do Luizz

    ResponderExcluir
  4. Sua cara de satisfação na foto exibindo a medalha está ótima! Parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
  5. Maravilha, amigo ! Muito bom este Circuito, não fosse alguns itens, né ? Tenho uma amiga pessoal que correu aí, e também fez o mesmo comentário ... E parabéns pelo tempo, show de bola. Beijo, boa semana.

    ResponderExcluir
  6. Oi danilo!
    Sabe o que eu acho legal de vir aqui no seu blog? É a forma alegre e contagiante que vc escreve. Perfeito. Parece que até eu estava lá por causa dos detalhes! Parabéns por mais essa prova!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Que massa cara... Parabéns... Quando você treina? participa de alguma equipe ou só corre com os amigos?

    ResponderExcluir
  8. Parabéns amigo...vc com sua garra contagia qlqr pessoa...bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Danilo, primeiramente meus parabens por ter saido dos tres digitos, tu és um exemplo e um grande vencedor...

    Nossa que emoção hein tu senti correndo a tua primeira prova de 10km...

    frio no estomago, eu iria ficar super nervosa hehehe...nossa foi bastante gente hein, 7000 corredores...

    aqui em boa vista, a cidade é horizontal, sem subidas e descidas...

    meus parabens por mais essa grande vitoria/desafio...e que venha outras....

    o que tu almeja ainda, fazer uma marotona, espero que sim, vou ficar na torcida..um grande abraço!

    ah não fiz o comentario, porque deu problema na minha conta do google

    ResponderExcluir
  10. Parabens, que legal...deve ser muito emocionante mesmo....e viciado em corrida...oh...meu Deus...como quero esse vício...Parabéns mesmo...vc merece!!!
    http://www.comologoengordo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...