"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Etapa Primavera do Circuito das Estações Adidas – meu relato

Olá pessoal, tudo beleza?

Nesse fim de semana fui em busca da minha 20ª medalha. Corri a etapa de primavera do Circuito das Estações Adidas. (O relato atrasou um pouquinho)

Foi uma prova com um resultado inesperado, ainda mais porque quase eu não ia para a corrida. E ainda fiz tudo errado. Mas, no fim, acabou dando certo. 


ANTES DA PROVA (quase não fui...)

No sábado eu e minha esposa fomos padrinhos no casamento de uma de nossas sobrinhas. Foi um casamento muito bonito. Toda a família ficou muito feliz.
Parabéns Mila e Thiago, que Deus abençoe muito a união de vocês

Nós curtimos muito na festa, comi, bebi (com moderação) e dancei (sem moderação, rsrsr). Acabei só indo para cama às 5h da manhã!!!

Na verdade eu nem iria me inscrever nessa etapa do circuito. Pensei que não conseguiria correr depois da festa. Mas alguns amigos me chamaram e eu não aguentei, o vício falou mais alto .

De manhã, me enrolei ao tentar desligar o despertador e só consegui acordar às 7h30. Não deu tempo pra nada. Tive que sair de casa correndo e sem tomar o café da manhã – 1º erro.

No carro, tomei um gel de carboidrato para não chegar na prova de “tanque” vazio. Quando estacionei o carro escutei o locutor gritando “dez, nove, oito...”.

Mais de 5.000 pessoas estavam na Esplanada dos Ministérios largando para correr na 3ª etapa desse circuito, que é um dos mais procurados aqui na cidade.


A minha ideia de acompanhar os amigos já era, eles já tinham largado há algum tempo. Fui correndo para pegar o chip e o prendi no tênis enquanto a multidão continuava a passar pelo portal. Ainda tentei tirar uma foto da largada com o celular.

Em função do atraso, parti para começar meus 10km sem aquecimento – 2º erro.


A PROVA – km a km
(algumas pessoas me falaram que gostam do relato com detalhes, vou passar a separar o detalhamento nessa seção do post. Quem não quiser ler os detalhes pode passar direto para os resultados)


Percurso e dados prova


Mesmo tendo passado pelo portal mais de 5min depois da largada, ainda tinha uma grande aglomeração de gente pela frente. O percurso começava no eixo monumental, essa via tem 06 faixas, e 03 foram reservadas para a corrida. Porém, como tinha muita gente e o movimento de carros era pequeno, alguns corredores invadiram a 4ª faixa. Eu decidi ir por ali também para passar o pessoal mais lento – 3º erro.

O percurso era de 5km em descida e, depois, os outros 5km em subida. Aproveitei o “trânsito livre” e mesmo sem aquecimento apertei o passo no início – 4º erro.

Consegui tirar uma foto da galera chegando na praça dos três poderes
Já cheguei ao primeiro posto d’água (próx. dos 2,5km) um pouco cansado. Até ali meu ritmo tinha sido forte +ou- 4:40min/km. Eu sabia que não daria para manter assim até o final. Reduzi um pouco as passadas e aproveitei para bater papo com dois amigos que encontrei (o Nélio e o Marcelo).

Ainda faltavam muitos kms pela frente e eu já estava me sentindo bem para continuar. Me despedi dos amigos, e acelerei um pouco. Fechei os 5km iniciais em 24’40”.

Fiz o retorno e me preparei psicologicamente para os próximos 5km. Os corredores ao meu redor até comentaram “agora a corrida começa”. Como eu esperava, meu ritmo diminui um pouco. Esse percurso não é fácil, dali em diante era subida o tempo todo.

Nessa segunda metade da corrida o sol apareceu. Até aquele momento tinham algumas nuvens fazendo uma sobrinha, mas o calor já era forte desde as 08h. A cada posto de hidratação eu pegava um copo d'água para beber e outro para me molhar.

Chegando próximo à placa de 8km aproveitei um posto de hidratação e tomei um gel de carboidrato. O 8ºkm foi o meu mais lento (5:28min/km).

Logo em seguida vinha a “rampa” ao lado do Congresso Nacional, terror de vários corredores. É uma ladeira bem inclinada de uns 200mts. Eu respirei fundo inclinei o corpo para frente e subi forte. Quando cheguei ao topo quase levantei os braços comemorando (rsrs).


Nessa segunda parte da prova eu passei a correr escutando minha playlist, liguei em modo aleatório mesmo. As músicas dessa minha seleção era de Rock, em sua maioria.

Mantive um ritmo moderado até próximo à placa de 9km quando começou a tocar Eyes of Tiger da banda Survivor, o conhecido tema do filme Rocky. Pode parecer engraçado, mas sempre que escuto essa música ganho muito gás. Aumentei o ritmo para 4:30min/km era hora de buscar o recorde pessoal.

Corri nesse ritmo até entrar na pista para a chegada. Aí fiz os últimos 200mts em um belo sprint. Passei pelo portal comemorando.

Tinha completado a prova em 49m30s. E quem diria, depois de tantos erros, tinha feito meu melhor tempo em uma prova de 10km.

Depois da corrida encontrei com os amigos para a tradicional foto no pódio.

E ainda tivemos a oportunidade de encontrar com a galera do Grupo Personal DF na tenda deles.
Valeu Prof. Gegê, as dicas nos treinões com certeza me ajudaram bastante



Minha 20ª medalha
RESULTADO

Pouco depois da prova recebi um SMS da organização da corrida me informando o tempo oficial: 49'28".

Mais tarde entrei no site para ver a classificação. O resultado foi o seguinte: 222º na classificação geral, 208º no masculino e 47º na categoria M3539.

Acabei a prova com aquela ótima sensação de dever cumprido. Porém, tenho consciência dos erros que cometi.

Eu não deveria ter corrido nessa prova para fazer meu melhor tempo. Mas, não fui totalmente imprudente, corri o tempo todo de olho na frequência cardíaca. Fechei a prova com uma boa média 158 bpm. Acredito que os treinos que tenho feito para correr as 10 milhas me deram um bom condicionamento.

E por falar em treinos terei novidades em breve. Mas isso é assunto para outro post, depois volto aqui para contar.

meu "castigo" no alongamento

É isso aí pessoal. Desejo uma boa semana a todos.
Abraços



7 comentários:

  1. Danilo, tu me deixaste de "bocaabrida"
    Com tantos "erros" vocÊ correu muito bem mesmo. E a subida foi susse então, tirou de letra. Parabéns garoto!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por mais uma corrida Danilo ... continue firme ... abraços

    http://silencioavassalador.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. E olha, continua a arrasar nos tempos, mesmo com os equívocos, né, amigo ?? Parabéns, Danilo. Meu carinho.

    ResponderExcluir
  4. Corridas dos 4 erros. Então agora você já sabe que o dia que fizer tudo certo, a tendência é melhorar mais esse recorde pessoal. Parabéns! Sei bem que não é fácil ir em um casamento e depois de 2 horas correr 10 km.

    ResponderExcluir
  5. oi Danilo nossa que legal hein 20ª, meus parabens
    realmente corrida é um vicio, eu tive q parar um pouco, andei machucando a parte da virilha, fui com muita sede ao pote hehehe

    então estou fazendo musculação 3x na semana e nos outros 3x o tal do insanity kkkk

    nossa quanta coisa hein, cruzes, mas tu foi forte e decidi, poderia não ter ido né, meus parabens viu

    quase de uma de rock balboua kkkkkkk

    concordo contigo, eu tinha essa musica no cel e escutava quando corria, parecia que ela me dava mais força pra continuar, eu adoro os anos 80 kkkk

    tai né, é errando que da certo kkkk

    abraço grande!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post falando dos erros cometidos!! Realmente para nós, apaixonados por corrida, em muitos momentos o vício "griitaa"...rsrs...mas um corredor consciente reflete o custo benefício disso e tenta não cometer as mesmas falhas novamente!!!
    Muito bom!!! Parabéns pelo seu tempo e reflexão!!! Abração!!!

    ResponderExcluir
  7. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Danilo apesar dos erros cometidos vc está de parabéns por ter concluído mais uma prova, continue focado mestre, desconhecia o seu blog muito maneiro e já estou seguindo o seu.
    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...