"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Circuito de Corridas Caixa etapa Brasília - meu relato


Olá pessoal, tudo beleza?

Nesse domingo participei da etapa de Brasília do Circuito de Corridas Caixa. Conforme falei no último post, fui para essa prova com a intenção de melhorar meu tempo em percursos de 10km. Treinei direitinho nessas últimas semana e me sentia confiante para alcançar o objetivo de concluir a prova abaixo dos 49min.

A prova foi no eixão sul, via que já conheço bem de outras corridas. Escolhi essa prova para tentar melhorar meu tempo por saber que o percurso era corretamente aferido. Tem acontecido muita prova com a distância errada por aqui.

O domingo amanheceu nublado e com temperatura amena, perfeito para correr. Eu e minha esposa conseguimos chegar à arena com tempo para bater um papo com os amigos antes da largada. Ela se inscreveu nos 5km para fazer uma caminhada. Já já estará correndo também.

Chegando ao local da corrida, foi visível que a organização tinha preparado um ótimo evento. Eles montaram uma ótima estrutura para a corrida, tinha até espaço para as crianças brincarem. O legal é que essa não foi um prova cara, apenas R$27,00 para correntistas da Caixa Econômica.


A PROVA – km a km 
(algumas pessoas me falaram que gostam do relato com detalhes, vou passar a separar o detalhamento nessa seção do post)

15min antes da largada fiz um aquecimento leve e decidi me posicionar o mais a frente possível. Minha ideia era aproveitar que os primeiros quilômetros eram em descida, e tentar ganhar o máximo de tempo. No meio da prova eu já imaginava que perderia rendimento no longo trecho de subida. Pontualmente às 8h15 foi dada a largada.

Corri forte o 1ºkm, quando cheguei na placa dei uma olhada no relógio e percebi que estava forçando até de mais (3m57s). Diminui um pouco o ritmo, mas continuei correndo forte para aproveitar a descida. Fui assim até o 3ºkm, quando cheguei no retorno para iniciar o longo trecho de subida.

Percurso e dados da corrida
Começou a subida e junto com ela a luta contra o psicológico, seriam 5km de subida leve e constante. Do km 3 ao 4 ainda consegui manter um bom ritmo, mas a partir do 4ºkm fui perdendo um pouco de rendimento. O 6º e 7ºkm foram os meus piores, o pace subiu para 5:18min/km. Já tinha queimado praticamente quase todo o tempo que tinha ganho na descida.
29ª medalha com recorde pessoal

Desde o início da prova eu tinha marcado como referência um corredor que ia à frente numa boa passada. Mas, no meio do percurso eu perdi ele de vista. Terminando a subida próximo ao retorno e da placa de 8km eu o vi passando, devia estar um 300mts na minha frente.

Quando eu fiz o retorno já estava com 38m38s de prova, bastava acelerar um pouco para fazer os 2km restantes em 10min. O recorde pessoal nos 10km já estava garantido. Então, coloquei como objetivo alcançar o outro corredor.



A chegada

Quando passava pela placa dos 9km, já estava próximo desse outro corredor que escolhi como referência. Fui aos poucos aumentando a velocidade até que passei por ele faltando uns 100mts para o fim da corrida. Porém, nesse momento, passou por mim um outro corredor, o André que corria com o número 679. Ele estava fazendo um sprint. Como eu ainda tinha um pouco de energia para gastar, decidi acelerar ao máximo. Faltando uns 10mts, correndo feito doido, eu consegui devolver a ultrapassagem. Depois o cumprimentei pela ótima chegada, foi muito legal.

Quero muito ver as fotos dos amigos do site Corre pra Foto. Eles estavam na chegada, devem ter pego esse momento. Depois posto  as fotos por aqui.


RESULTADO

Os resultados já estão disponíveis no site da corrida. Fiquei em 91º na classificação geral masculino e em 12º na categoria M3539. Essa prova não podia se melhor para mim. Meu objetivo era correr para 49min e ao passar pelo portal parei meu cronometro com 47m45s, pouco depois recebi um SMS com o tempo líquido oficial:

"47m43s - meu melhor tempo nos 10km"

Vou poder finalmente atualizar meu tempo no Ranking Amigos do Luizz  (quem ainda não conhece o blog Corridas do Luiz, dá uma passadinha por lá, é muito bom! recomendo).

Depois da prova é só alegria. Faltou apenas o Edimar
(cadê você? sumiu depois da prova)
Depois da corrida, fiz um alongamento com os amigos e fui pra casa para tratar uma dorzinha chata que venho sentindo no joelho esquerdo. Mais um domingo... mais uma corrida. BOM DE MAIS...


Bom pessoal, é isso aí. O Circuito de Corridas Caixa foi muito bom. É uma prova que ano que vem vou querer participar novamente. E o melhor para mim foi ver que os treinos estão dando resultado.


Desejo uma boa semana a todos, abraços.


4 comentários:

  1. Meu caneco Danilo.
    Brincando de Fórmula 1 nas chegadas agora?
    hahaha.
    Excelente prova. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. OOOHHHH LOCO !!!!!

    SENSACIONAL DANILÃO !!!

    Parabéns pelo ótimo resultado, otima prova também.

    É disso que estamos falando, uma prova show por menos de R$ 30,00.

    Forte Abraço

    Léo

    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Uauuuu, o cara está voando !! Beijo, amigo, boa semana !

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ae Danilo.. Mandou bem mesmo!

    Vou ver se consigo ir na prova da Disney também.

    Até lá...
    Abraços

    CORRESAMPA

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...