"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Corrida da Zero Hora - meu relato


Olá amigos tudo beleza?

Bom, já que o mundo não acabou hoje, eu não vou escapar de fazer mais um relato de prova que participei  (com muito atraso eu sei, desculpem).

Conforme falei no último post o fim de semana passado foi de correria. E após o treino de cross na parte da manhã, descansei um pouco no fim da tarde para encarar à meia noite os "10km"de mais uma prova, a Corrida da Zero Hora. É isso mesmo a prova foi à meia noite!

Para falar a verdade eu nem iria participar dessa prova. Já entrei no ritmo das festas e confraternizações de fim de ano. Fui para a prova cansado por causa do treino que fiz na parte da manhã e por um churrasco de confraternização que fui a tarde. Ainda consegui dormi por umas 03 horas antes da prova, mas realmente pensei em passar o resto da noite em casa mesmo. Porém, a vontade de correr numa prova diferente foi mais forte e, às 23h, eu já estava na Esplanada dos Ministérios para mais uma corrida. E com o lindo visual das luzes de natal ao fundo.

O Marco e eu, comemorando mais uma medalha
Essa foi minha última prova do ano no asfalto. Fui com um amigo que me acompanhou em várias durante o ano, o Marco. Ele assim como eu estava há algum tempo querendo fazer uma prova em ritmo forte.

Combinamos que tentaríamos melhorar nossa marca nos 10k e fazendo a prova num pace de 4:45min/km. A ideia seria aproveita a altimetria tranquila. O percurso seria de 2,5km, sendo metade em leve descida, e a outra parte em subida, também leve. Para quem iria correr os 10km deveria fazer 04 voltas nesse percurso.

Essa coisa de dar volta no mesmo percurso não me anima muito, mas como iríamos correr forte, achei até que seria bom para ir comparando cada volta. Inicialmente nossos planos eram esses, mas em função do cansaço, se eu conseguisse fechar com 5min/km já estaria satisfeito.


A PROVA - km a km
(algumas pessoas me falaram que gostam do relato com detalhes, vou passar a separar o detalhamento nessa seção do post. Quem não quiser ler os detalhes pode passar direto para os resultados)

Fizemos um aquecimento rápido antes da largada e fomos tentar arrumar um lugar lá na frente do funil. Até conseguimos começar na frente e num bom ritmo, fechamos o 1ºkm em 4m27s.  Mas, já no 2º, durante a subida, o cansaço bateu tanto em mim como no Marco, nosso ritmo caiu para 4m58s. Fechamos a 1ª volta com passando pelo portal com 10m30s de prova. Estaria ótimo, só que o problema é que, no meu gps, a distância marcava 2,2km e não 2,5km.

Infelizmente, mais uma vez pegamos uma prova em que o percurso não estava corretamente aferido. No fim da prova confirmei com alguns amigos que a prova "só" tinha 8,84km. Muito chato isso.

Dados do GPS na prova

O recorde nos 10k já era e ainda por cima estávamos cansados para manter um ritmo forte. Mas, mesmo assim conseguimos correr no 3º e 4ºkm abaixo dos 5min/km, o visual da Esplanada dos Ministérios toda iluminada para o Natal estava muito legal. Fechamos a 2ª volta com 21min de prova.

Porém, na 3ª volta o psicológico começou a jogar contra. Eu comecei a pensar que devia ter me inscrito nos 5km. Mesmo na descida eu já não conseguia manter o ritmo do início e o Marco também já estava bem cansado. A 3ª foi nossa pior volta, até ali já tina ido 33min. Quando partimos para a última volta, por dentro, eu já estava pedindo para a prova acabar logo .

Estava difícil correr. O cansaço veio com tudo, e mesmo sendo à noite, estava muito abafado o clima. Mas, como já estava acabando, ainda tiramos as últimas energias não sei de onde para correr um pouco melhor nesses últimos kms. No fim ainda tivemos pique para fazer um pequeno sprint na reta final. Passei pelo portal comemorando por mais uma prova completada a base da força de vontade.


RESULTADO

Essa medalha foi na superação
Completamos a corrida com 44:36 no tempo liquido oficial. O pace para a distância de 8,84km ficou na casa de 5:04min/km, um pouco acima do que eu queria, mas valeu muito, foi uma prova de superação.

O resultado foi o seguinte: Fiquei em 112º de 242 na classificação geral masculino, e em 18º na categoria M3539.

No geral achei ruim a organização dessa corrida. O preço da inscrição foi razoável, R$40,00. Mas, foi péssimo o percurso ser menor do que o prometido. Faltou também um pouco de iluminação em alguns trechos e não tinha marcação de quilometragem durante o trajeto. Ano que vem vou pensar 2 vezes antes de me inscrever nessa prova. Gostei de correr no horário, foi diferente. Mas, ficar dando volta no mesmo percurso e ainda descobrir, no fim, que a prova era menor não foi nada legal.

Mas, para fechar bem a noite, ou melhor a madrugada . Após a prova fui para a tenda dos amigos da Run Forrest Run e pude confraternizar um pouco com eles. O clima de festa no fim da prova estava ótimo. Valeu amigos da próxima vez prometo ficar mais.

Bom. é isso aí pessoal, amanhã tem mais uma corrida, a BMS Run - 21K off road no Jardim Botânico. Será minha última prova do ano. Tem tudo para ser muito legal. Mas isso é assunto para outro post.

Abraços a todos e até o próximo relato...





Um comentário:

  1. Nossa, tá bom, amigo ! Lamentável o erro na medida do percurso, né ? Acho isso um absurdo acontecer ... Mas paciência ... Beijo, e boa prova então !

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...