"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Circuito Cross Parques etapa Caburé - meu relato


Olá amigos, tudo beleza? Sábado passado aconteceu a Etapa Caburé do Circuito Cross Parque, dessa vez a corrida foi num local bem diferente para mim, a Floresta Nacional de Brasília (Flona).

Exagerei um pouco na dose durante essa prova, mas a diversão com os amigos já valeu a participação. Rolou mais uma premiação para a assessoria e um Harlem Shake com a galera. Vejam aí o resultado dessa festa.

Medalhas da prova
Foi uma prova num belo lugar, com arvores do cerrado e algumas áreas de reflorestamento. O percurso de 5,7km passou por pistas de terra batida que, por causa das chuvas recentes, estavam um pouco escorregadias e com lama em alguns pontos. Mas, mesmo assim, era possível correr com certa facilidade.

A maior dificuldade na prova foi mesmo a altimetria. Eu diria que 70% do percurso era em subida. E essa história de que "tudo que sobe tem que descer" não é bem assim não .

Banda Maria Vai Casoutras
O evento contou ainda com a música da "Maria Vai Casoutras", uma ótima banda de percussão feminina aqui de Brasília, que animou a galera antes da largada e também durante a chegada.

Essa foi a 1ª etapa do circuito com inscrições pagas. Anteriormente a participação era garantida com a doação de 5kg de alimentos. Agora temos que pagar o valor de R$ 40,00 para participar de cada etapa. Sobre esse assunto estou preparando um outro post para expor minha opinião. Vou tentar conseguir também mais informações com a organização antes de publicar o texto.




A PROVA – km a km 
(algumas pessoas me falaram que gostam do relato com detalhes, vou passar a separar o detalhamento nessa seção do post, caso não queira ler pule para o resultado)

Eu fui para essa corrida sem muitas pretensões. A ideia era fazer uma participação tranquila. No entanto, não foi bem isso que fiz. Vejam aí em baixo alguns dados do GPS:


Antes da largada tirei as tradicionais fotos com os amigos e fiz um breve aquecimento. Quando se aproximava a hora da largada, às 16hs, fui me posicionar na largada. E aí já cometi meu 1º erro, decidi ir muito à frente e acabei largando num ritmo muito mais forte do que eu tinha planejado. Fiz o 1ºkm em 4'06".

Tentando acompanhar a galera do Grupo Personal DF
Outro erro foi não ter estudado,  antes da prova, o gráfico com a altimetria disponível no site da corrida. Ocorre, que eu não esperava correr praticamente o tempo todo em subida dos 0,5km até os 4,5km. O desnível nem era muito grande, mas me desgastou muito.

Nos 2º e 3ºkms meu ritmo foi caindo um pouco até que alguns amigos do Grupo Personal DF me encontraram. Formos juntos por um tempo, mas não consegui acompanhar o ritmo deles, fui correndo como dava até chegar no topo da subida.

Faltava apenas 1km e neste ponto da prova as pernas já estavam bem cansadas. Mas, como dizem, "pra baixo todo santo ajuda". Acelerei o que deu e até consegui fazer um sprint nos metros finais. O relógio da prova marcava 27m21s, quando passei pelo portal de chegada. Eu estava aliviado, se tivesse que correr mais um pouco, acho que não conseguiria .

Ufa! Cheguei!!!

RESULTADO

Duas medalhas até aqui. A mandala está ficando bonita.
Os resultados oficiais estão disponíveis no site do circuito.

Foram 401 concluintes, sendo 127 mulheres e 274 homens. Eu fiquei em 76º na classificação geral.

Apesar do desgaste, gostei da prova. Não esperava correr no ritmo médio de 4:47/km, ainda mais apenas 6 dias após os 21km da Golden Four. Senti que forcei de mais a musculatura e, no fim, acabei ficando com algumas dores, principalmente no joelho (velho de guerra).

A lição que tiro dessa corrida é que preciso aprender a dosar melhor o ritmo em provas mais curtas e que, pelo menos enquanto não melhorar das dores, não posso forçar tanto a "máquina".


DIVERSÃO

Após a prova, mais uma vez comemoramos a premiação do Grupo Personal DF como a assessoria com maior número de atletas. E ainda tivemos um momento de descontração. O pessoal do site Corre Pra Foto e a galera do Grupo tinha combinado de fazer uma brincadeira. Levamos algumas fantasias e aderimos a um meme do Youtube. Com o animado comando do locutor William Bonder fizemos um Harlem Shake com a galera que ficou após a premiação:




Durante a gravação começou a chover e uma parte da galera foi embora. Mas, o pessoal estava tão animado, que ainda rolou um mini Harlem Shake, na chuva mesmo. Esse foi só com a galera mais corajosa :




Bom é isso aí pessoal. Como vocês puderam ver, a etapa Caburé do Circuito Cross Parques foi uma festa. Acessem o álbum do Grupo Personal DF no facebook para curti mais algumas fotos do evento.

Abraços a todos, e até a próxima.




12 comentários:

  1. Prova interessante. Quanto ao preço acho que deve ser a retirada de algum subsidio que a caixa mantinha. Esse sábado aqui na região metropolitana também vai rolar um Cross de 12Km, estarei por lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe. Na verdade a questão da inscrição pelo que foi dito é mais para melhorar as doações, o evento ainda é totalmente custeado pelos patrocinadores.
      Essas provas Cross são muito boas. Espero que tenha sido muito boa.

      Abraços

      Excluir
  2. Gostei da prova....apesar de estar evitando provas cross country no momento, acho elas muito legais.

    Gostei da medalha...

    O Harlem shake foi mini mesmo...mas o Making of é impagável...ri muito!!!

    Parabéns pelo post e pelo resultado.

    Abraço.
    Guilherme
    http://www.corrervicia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Guilherme. É um circuito muito legal, acho até que é um bom assunto para o Por Falar em Corrida.

      Abraços

      Excluir
  3. MUITO LEGAL ESTE CIRCUITO, AMIGO, parabéns !! E que medalha bonita, nossa !!! Beijo, bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo Ivana. Vou tentar montar a mandala com as medalhas de todos as provas =)

      Abçs

      Excluir
  4. Grande resultado, ainda mais com essa altimetria, Danilo. Parabéns por ele. Siga evoluindo. E se divertindo bastante.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Fábio. Nesse circuito o maior objetivo realmente é a diversão.
      Abçs

      Excluir
  5. Legal essa diversão esse ritmo de participar das provas, de formar equipes, saudades de quando morava em Porto Alegre e sempre tinha um evento, aqui onde estou não rola corrida de rua não (a cidade tem apenas 857 pessoas na zona urbana), mas é assim mesmo.. Pra mim agora as coisas mudaram um pouco, meu foco não é mais me exercitar para emagrecer e sim me exercitar para ter um melhor desempenho e o emagrecimento vai ser uma consequencia ou não! Abs e ótimas provas pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito desse clima de festa nas provas. Mas, mesmo falando pouco sobre treino aqui no blog, posso te dizer que curto muito mais o treino do que a prova. É no treino que desestresso da rotina do dia-a-dia, me divirto e produzo endorfina =)
      Concordo com você, o emagrecimento tem que ser consequência.
      Abraços e bons treinos para você

      Excluir
  6. Oi, Danilo

    Nossa como eu tava com saudades :)
    Fazia tempo que tu não me visitava e nem eu a ti hehehe dois desnaturados =P

    Eu to conseguindo correr 2km \o/

    Obrigada pelas dicas lá no blog, vou me organizar pra postar sempre!

    Ah! Hoje tem dicas da nutricionista Lilia, passa lá pra conferir ;)
    Beijo Charmoso :*
    http://www.charmosapoli.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que você está evoluindo na corrida Poli. Pois é, com o corre-corre está cada vez mais difícil acompanhar os blogs dos amigos. Às vezes leio pelo celular, mas para comentar fica muito ruim. Depois vou lá conferir as dicas da Lilia.
      Abraços

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...