"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

segunda-feira, 29 de julho de 2013

23ª Corrida do Fogo - meu relato

Linda foto do site Correprafoto.com.br
Uma semana depois de suadeira de Goiânia, já estava eu novamente na rua. Dessa vez para participar de uma das provas mais tradicionais aqui de Brasília, a Corrida do Fogo, promovida pelo Corpo de Bombeiros do DF.

Essa é uma corrida especial para mim, foi nela que em 2012 estreei nos 10km (veja aqui o relato). Mesmo com algumas mudanças que teve na prova, não perderia a Corrida do Fogo por nada.

Mudanças na prova 

Depois de vários problemas ocorridos na 22ª edição, para 2013 foi contratada uma empresa para organizar melhor o evento. De maneira geral eu gostei da prova desse ano, tirando um pouco de demora na entrega dos kits, a organização melhorou bastante. Porém, uma das mudanças eu acho que foi para pior. Antes a corrida era noturna com largada no sábado, após o por do sol com tiro de canhão, fogos e muita festa. E agora, passou para o domingo de manhã, perdendo um de seus maiores diferenciais. A largada foi com um pouco de atraso e sem a festa que estávamos esperando. Ficou parecida com as outras provas que já estamos acostumados a correr todo fim de semana, realmente perdeu o diferencial.

Outra mudança foi no percurso, agora foi incluída uma passagem por cima de um viaduto entre os kms 8 e 9, isso dificultou um pouco.

Bom, mais eu me inscrevi foi para correr e essa prova correria até se fosse ao meio-dia.

Dias agitados antes da prova
Um dia antes da prova e eu curtindo uma trilha com os amigos 

Mas, não cheguei muito inteiro para a prova. Eu estava cansado - minha semana tinha sido um pouco puxada.

Além disso, exagerei um pouco no sábado (treino numa trilha cross pela manhã, churrasco à tarde e ainda fui ao estádio ver o Flamengo à noite).

No domingo, acabei perdendo a hora e cheguei à tenda do Grupo Personal DF em cima da hora da prova.

Meu café da manhã foi apenas uma banana enquanto dirigia para Esplanada dos Ministérios, local da largada. Dessa vez até tomei um gel carboidrato antes da corrida para ver se ajudava um pouco.


A PROVA – km a km 
(algumas pessoas me falaram que gostam do relato com detalhes, sempre separo o detalhamento nessa seção do post. Caso não goste pule para o resultado, um pouco mais abaixo)

Eu estava um pouco desanimado, mas depois do aquecimento com a galera do Grupo senti que dava para correr legal. Como tinha muita gente, foram mais de 3 mil concluintes, decidi que era melhor largar lá na frente.

Parciais do meu GPS
Dessa vez não usaria a estratégia kamikaze, queria começar correndo um pouco forte, mas sem olhar ao relógio. Lá pelos 4km eu iria avaliar qual seria o objetivo na prova.

A largada foi com um pouco de atraso, mas eu fui bem no início. Cheguei até os 4km com um pace médio 4:47/km era hora de decidir.

Como me sentia bem, achei que era dia de tentar recorde. Se eu conseguisse manter aquele ritmo do início daria para completar abaixo dos 47'45" que tinha feito no Circuito de Corridas Caixa.

O percurso da prova era quase todo pelo Av. Eixo Rodoviário (o Eixão), as dificuldades seriam a passagem pelo túnel que liga o Eixo Sul ao Norte, conhecido aqui como Buraco de Tatu.

Nos kms 5, 6 e 7 eu demorei um pouco a me acostumar com o sol de frente e perdi um pouco a concentração na prova e o ritmo caiu um pouco.

Passei pelo Buraco de Tatu melhor que esperava, e aí comecei a fazer as contas. Ao chegar à placa de 8km eu estava uns 15seg "atrasado" para bater meu recorde nos 10km. No último km consegui acelerar bem. A chegada "para variar" foi com mais um sprint daqueles. Passei pelo portal muito cansado, mas comemorando bastante.

Veja abaixo o percurso e alguns dados registrados pelo GPS:

RESULTADO
Fazendo força e comemorando na chegada

Eu estava muito feliz com o desempenho na prova, mas quando fui conferir o tempo no relógio confesso que fiquei um pouco frustrado. Fechei a prova em 47'53" no tempo oficial.

Foram 8 segundos acima do meu recorde. Até reclamei um pouco achando que o percurso fosse um pouco maior. Eu fiz bem as tangentes e, mesmo assim, meu GPS marcou 130mts a mais. Outras pessoas na chegada também reclamavam da mesma coisa. Mas, como sempre há um erro nesses dispositivos, não dá para ter certeza.

Foi uma pena, sinto que dava para ter forçado um pouco mais nos kms 6 e 7 e ter alcançado os 47'45". Fica pra próxima

De qualquer forma, pensando um pouco melhor, foi um ótimo resultado. Quando eu saí de casa nem imaginava fazer esse tempo. Corri bem e sem dores. Foi uma prova dura, e pelo menos pelo GPS foi meu melhor pace na distância .

Os resultados, com a classificação e os tempos oficiais estão disponíveis no seguinte site. Fiquei em 166º de 674 no geral masculino e em 25º na faixa etária M35-39.

Gostei da prova, ano que vem tentarei me prepara melhor e quem sabe tirar o gosto amargo do final.

Para quem participou da prova, não deixe de conferi sua foto lá no CorrePraFoto. Estão disponíveis todas para download grátis, aproveitem.

É isso aí pessoal, agora para botar o blog em dia só falta mais uma prova, se sobrar um tempinho amanhã à noite publico o relato.


7 comentários:

  1. Ahh, está ótimo, amigo ! Estás de parabéns! Olha, sair daquele peso anterior e estar ativamente, correndo, tu és campeão, sempre !!! Beijo e boa semana pra vocês.

    ResponderExcluir
  2. Danilo, nossa mandasse muito bem na prova. Para quem até o km 4 não sabia ditar o que estava por vir no evento, você arrasou. Imagina se estivesse na pilha do recorde. Meu chapéu!! hahaha
    Parabéns! Mais uma pra conta...
    abraços
    Helena
    http://correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Danilo,

    Belo relato. Bem completo.
    Fez um exclente tempo pelas condiçoes relatadas. Há um ano nos 10km, além do peso que vc chegou a ter e da temperatura que aí sempre é bastante calor.
    Continue relatando e incentivando os colegas corredores.

    Abraços,

    Julian
    julianrunner.com.br

    ResponderExcluir
  4. Grande Danilo. Que corrida meu amigo.
    Você me fez relembrar que há um ano eu sonhava com o "sub 50" e numa prova no quartel do exércit bati na trave por exatos 8 segundos! rsrs

    E quanto ao Sprint, ele tem um relativo drop, é mais altinho sim. E isso ajuda um pouco no amortecimento.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Perder um recorde por segundos é muito dolorido hehe.
    Nesse caso, a distância a mais do GPS é normal. Sempre vai dar um pouquinho a mais.
    Fiquemos com o lado bom do sub 50 e sub 48 meio que natural.
    Já, já vem.

    ResponderExcluir
  6. Olá Danilo,

    Parabéns pela determinação guerreiro!!! Achei interessante a prova ter sido realizada durante o dia. Quanto ao RP... tenha calma que ele virá naturalmente.

    A propósito, adicionei o seu espaço à minha lista "blog de corredores".

    Ultra abraço,

    Dionisio Silvestre
    http://correrpurapaixao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Danilo, que delícia de prova hem??
    Relembrei da minha prova de k10 que me inspirou seguir a diante em maior distância, quando fiz o melhor tempo sub 50!!
    Parabéns!!!!!
    Abraço, Karinne.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...