"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final"

Gandhi

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

10 Milhas Brasília 2013 - Meu relato

Medalha devidamente comemorada. Valeu Garbi!!!
Olá amigos, tudo belezinha? E aí correndo muito? (recebo essa pergunta o tempo todo )

Pois é, para quem gosta de participar de provas, nesse domingo aqui em Brasília teve corridas para todos os gostos. Foram 04 provas: As 10 Milhas da O2, a Mizuno 10Miles (sim duas provas de 16km no mesmo dia!?!?!), a 1ª etapa do Circuito SESP, lá em Taguatinga e a M5k , prova feminina do McDonalds.

Fui com vários amigos nas 10 Milhas da O2. O evento foi legal e a companhia da galera, mais uma vez, fez valer a pena acordar cedo. Lembrando que domingo foi o primeiro dia do horário de verão (pensem nas olheiras da galera, rsrs)


Parte da galera reunida - Vejam mais fotos no álbum da 4Move
Apesar da quantidade de provas acontecendo no mesmo dia, ainda sim foram muitos corredores para a prova da O2. Segundo a organizadora foram mais de 6 mil atletas.

Como de costume a prova foi bem organizada. O percurso, o mesmo de outros anos, foi um pouco monótono com duas voltas de 8km dentro do Eixão Sul. A hidratação foi somente com água, mas sempre bem gelada e em abundância. E no fim uma medalha bonita para os concluintes. Enfim, não houve nada a reclamar, parabéns à O2.

O domingo amanheceu com céu bem nublado, um clima ótimo para correr. E a largada às 8h (7h no horário normal), contribuiu ainda mais para pegarmos uma temperatura amena durante a corrida, 18°C. Além da prova de 16km, ainda era possível participar na modalidade 8km ou 4km.

Apesar do percurso monótono, a prova foi muito bacana. Principalmente pela presença de vários amigos. Estávamos juntos: os Run Forrest Run e os Kaymbras do Cerrado na tenda da assessoria 4Move, do nosso amigo Beto Barros. Foi muito legal!!! Corremos, nos divertimos e comemoramos juntos.

Kaymbras do Cerrado na sua pose já tradicional 
A  MINHA PROVA – km a km 

Estou na reta final do treinamento para a Golden Four Asics, a minha prova alvo do 2º semestre. As 10 Milhas da O2 casou direitinho com o treino de 16km previsto para esse fim de semana. Como a prova ocorreu no trecho que julgo ser o mais difícil da Golden, aproveitei também para testar meu ritmo. A meta era concluir abaixo de 1h20min.

Planejamento - Treino de ritmo
Fiz algo que não recomendo: Planejei a prova km por km e corri o tempo todo de olho no relógio. Correr só na sensação é muito mais divertido e, normalmente, dá resultado melhores para mim. Mas dessa vez encarei a prova como um teste mesmo. Veja aí na figura ao lado qual era meu plano para a prova. A ideia era variar o pace conforme a altimetria e tentar correr no ritmo que pretendo fazer a meia da Asics.

Fiz a largada lá no fundão para não sair muito forte, mas mesmo assim fui um pouco mais rápido do que tinha planejado. Mas, a partir do 2ºkm consegui me concentrar melhor, fui correndo e conferindo se estava no ritmo certo. A primeira volta de 8km acabou sendo tranquila. Completei com 39'35".

Na segunda volta o cansaço começou a aparecer, mas ainda deu para me manter dentro do planejado. No fim, consegui acelerar mais um pouco e fechei a prova com um pequeno split negativo (39'26" nos 8km finais).

Na chegada comemorei muito quando vi o tempo no relógio - Fotos dos amigos Rodrigo e Jerferson


Resultado

Fiquei muito feliz com o resultado. O teste de ritmo foi um sucesso, acho que fiz 90% do que conseguiria se tivesse corrido na sensação e forçado mais. Pelo tempo oficial, concluí em 1h19'01" (bati na trave para ser sub 1h19, rsrs), o pace médio ficou em 4:56/km \o/

Na verdade, por faltar tão pouco tempo para a G4, o correto seria fazer a prova numa intensidade mais tranquila. Mas, como sou um pouco teimoso e, ainda estava na dúvida se conseguiria concluir a prova numa média de 5min/km, decidi arriscar um pouco. Ainda bem que deu tudo certo!

No entanto, o mais legal da prova foi correr o tempo todo encontrando com os amigos. Sempre tinha alguém indo ou voltando no percurso.

Agora, faltam somente 10 dias para os 21km da Asics. Ainda tenho alguns treinos planejados até  lá. No próximo fim de semana vou aproveitar algumas provas mais curtas para completar a rodagem semanal, dessa vez correndo em ritmo de treino . A semana que vem será só no polimento para ver se sai o sub1h45 dia 03/nov.

Bom, é isso aí pessoal. Abraços e vamos que vamos!!!

Um comentário:

  1. Olá Danilo,
    Que treino legal para a Golden4Asics. Parabéns pelo ritmo empregado na prova. Ultra abraço e bons treinos!!!

    Dionisio Silvestre
    http://correrpurapaixao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...